Delegado lança livro e fala sobre atuação policial na Paraíba: “única profissão que sai de casa para dar a vida pela sociedade”
O delegado da Polícia Civil da Paraíba, Iasley Almeida, que também atua como professor universitário, está lançando mais um livro que fala sobre a atuação policial, bem como as implicações legais que envolvem a carreira. O livro “Prisão em flagrante e liberdade provisória”, o quarto da carreira de Iasley, exemplifica quais são os nortes que a autoridade policial tem que seguir durante a condução do inquérito investigativo.
– O que a gente quer mostrar na construção dessa obra é que o inquérito policial não pode ser um apontamento de culpa e nem um apontamento de inocência por parte do suspeito. O inquérito tem que ser utilizado exclusivamente para mostrar a verdade dos fatos. O delegado, que é o titular insubstituível da condução das investigações é realizar a prisão em flagrante, mas garantir efetivamente que o direito seja resguardado, independente do crime que esteja sendo investigado – comentou o delegado em entrevista ao programa Revista 101 da Rádio Cariri FM.
Ainda falando sobre sua carreira, de mais de 16 anos dentro da Polícia Civil paraibana, o delegado disse que “a sociedade precisa entender que a polícia é a última barreira para que não se chegue ao caos. É a única, ou uma das únicas profissões em que o profissional sai de casa e pode dar a vida em nome da sociedade. Isso é muito importante, isso precisa ser valorizado e levado em consideração pela nossa sociedade”.
O livro “Prisão em flagrante e liberdade provisória” está disponível para venda nas principais livrarias de Campina Grande e também através do site da Editora Mizuno, que fez a publicação da obra.