Saúde de Verdade: Campina Grande abre o primeiro grande mutirão de consultas, exames e cirurgias
A cidade de Campina Grande vivenciou na manhã desta segunda-feira, 11, mais uma página importante na transformação da saúde pública municipal. O prefeito Bruno Cunha Lima abriu oficialmente o Grande Mutirão de Consultas e Exames, no ginásio O Meninão. O mutirão vai realizar mais de 20 mil atendimentos e acontecerá até o dia 7 de maio.
No primeiro dia, mais de 500 pessoas estavam agendadas para receber algum tipo de atendimento. Estão sendo ofertadas consultas com cardiologista, cirurgião, neurologista, urologista, ginecologista, endocrinologista, mastologista, dermatologista, ortopedista, oftalmologista, gastro, anestesista e angiologista, além de médicos clínicos. Entre os exames estão as ultrassonografias, eletrocardiograma, raio-x, exame citológico, endoscopia, espirometria, exame de mapa e holter, exames laboratoriais de sangue e encaminhamento para outros exames como ressonâncias e tomografias.
Serão mais de 13 mil exames e mais de 8 mil consultas ofertadas. O prefeito Bruno disse, na solenidade de abertura, que o objetivo é impulsionar a força-tarefa que já vem sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde para zerar a fila de procedimentos solicitados pelos cidadãos que ainda não foram agendados.
“Nós demos um grande passo com o programa Saúde de Verdade para o futuro da saúde de Campina Grande, implantando o teleagendamento de consultas e, em breve, vários serviços. Mas, para olhar para a frente, é necessário resolver pendências que ainda existem. Por isso, estamos realizando esse grande mutirão, para dar andamento aos procedimentos que ficaram parados por causa do período de pandemia”, disse Bruno.
Além disso, após o mutirão de exames e consultas, a partir das demandas que surgirem neste mutirão, a Prefeitura de Campina Grande vai realizar também um mutirão de cirurgias, com mais de 4 mil procedimentos cirúrgicos.
Fluxo
As consultas e os exames ofertados no Meninão são para cidadãos que já solicitaram algum procedimento nas Unidades Básicas de Saúde e que ainda não foram marcados. Dessa forma, são as UBS que estão agendando os procedimentos para o mutirão. Ou seja, o mutirão não é destinado a demanda espontânea, mas é realizado mediante agendamento.
O mutirão faz parte do programa Saúde de Verdade, que vai transformar a saúde pública municipal. O programa já está possibilitando o teleagendamento de consultas clínicas para parte da população. Em breve, todos os procedimentos serão informatizados e interligados ao sistema.