Com pouco mais da metade de sua capacidade, Boqueirão chega a quarto mês consecutivo sem recargas
O Açude Epitácio Pessoa, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e várias cidades da região, encerrou seu quatro mês consecutivo sem recargas. Desde o mês de julho que Boqueirão não recebe “novas águas”, e atualmente o manancial tem cerca de 52% de sua capacidade máxima de armazenamento.
De acordo com os dados repassados pelo especialista em recursos hídricos Isnaldo Cândido, o Epitácio Pessoa tem agora pouco mais 245 milhões de metros cúbicos armazenados. Tendo acumulado ao longo de 2024 cerca de quase 130 milhões de metros cúbicos em sua lâmina, o que corresponde a 4,91m de água nova acumulada em Boqueirão.
A expectativa é que a quadra chuvosa na região do Cariri possa ter início agora no mês de dezembro, o que pode trazer novas recargas para Boqueirão, que na contramão disso tudo tem tido um consumo e uma evaporação mais elevada por conta da alta nas temperaturas.
Vale lembrar ainda que Boqueirão vem sendo aportado há alguns anos pelo Eixo Leste do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, desde que passou por uma das piores crises de sua história, há cerca de 10 anos.