Criminosos picham ônibus recém-entregues à população de Campina Grande
Campina Grande recebeu recentemente 12 novos ônibus, que passaram a integrar a frota de transporte coletivo da cidade. Não bastasse a pichação e o vandalismo que o sistema tem sofrido há tempos, nos abrigos de ônibus e piquetes de pontos de paradas, agora, lamentavelmente o alvo foi um dos novos carros 0Km entregues para beneficiar a população.
Imagens divulgadas pelo Sitrans, revelam que o caso ocorreu na tarde-noite desta terça-feira, 26, num dos veículos da linha 245, que teve sua traseira interna totalmente pichada por “passageiros” que estavam abordo do ônibus, só sendo percebido pelo motorista condutor do ônibus ao chegar na garagem, ao final do horário.
A fiscalização não dá conta de flagrar os abusos e não é de hoje que a STTP tem denunciado a ação de vândalos. De acordo com o artigo 65 da Lei Federal 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, atualizada pela lei 12.408, de 2011, “Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano” é crime, com pena prevista de três meses a um ano de detenção e multa.
Com esses 12 novos ônibus, já são 42 veículos novos entregues nessa gestão. Além disso, cinquenta e nove seminovos foram incluídos no sistema, desde 2021, diminuindo a idade média da frota para cerca de 6 anos. A meta para os próximos quatro anos é reduzir a idade média para três anos.
Para denunciar atos de vandalismo, o usuário pode entrar em contato pelo (83) 3341-1517, tanto por ligação como por mensagem via WhatsApp Mobilidade.