Banco de Leite Humano do ISEA faz campanha para arrecadar leite materno neste final de ano
O Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), está realizando uma campanha para coletar leite materno. Com a aproximação das festividades de fim de ano e do período de férias, o estoque do Banco de Leite Humano (BLH) sofre uma redução significativa em seu estoque.
A finalidade desta ação é fortalecer o banco de leite para enfrentar o desabastecimento natural, verificado quando acontecem as festas de Natal, Réveillon e as férias de início do ano. “Por isso existe uma contínua campanha de incentivo, por parte da unidade coletora, em estimular as mulheres que são potenciais doadoras e que possuam um excedente de leite humano, para que procurem a unidade e façam o seu cadastro para ajudar na manutenção de um bom estoque de leite humano”, disse a coordenadora do BLH, a fisioterapeuta Amara Martins.
Neste ano já foram coletados 1.790 litros de leite e distribuídos 1.597 litros. Atualmente, são 113 mães doadoras e 186 receptoras. O mês de mais doação foi março e o mês com menor índice de leite coletado foi setembro.
O objetivo da campanha é suprir a alta demanda existente, pois, além do próprio ISEA, o banco também oferta e distribui o alimento para todos as unidades hospitalares da cidade que possuem UTI’S Neonatal, a exemplo da CLIPSI, Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), Clínica Santa Clara e da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP).
Leite Humano
O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico. Devido à sua composição nutricional balanceada, é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender as necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida.
Recorde histórico
Neste ano foi batido um recorde histórico em quantidade de leite humano doado por uma única doadora. A mãe doadora Rais Lanny Pereira da Silva, doou 111,570 litros em apenas 6 meses, sendo a recordista em volume de leite doado em toda a história do BLH. “Eu me sinto muito abençoada por Deus ter me permitido amamentar minha bebê e ainda ajudar aos bebês das UTI’s. Por isso, estou extremamente feliz por fazer parte desse lindo gesto de amor”, disse Rais Lanny.
Em segundo lugar ficou Denise Maria dos Santos, que extraiu e entregou 83,450 litros de leite. E, em terceiro lugar, Cleonice Vieira da Conceição, doadora de 50,760 litros. De janeiro até o mês de outubro deste ano, o BLH coletou 1.790 litros de leite e ofertou 1.598 litros, tendo uma média mensal de 125 mães doadoras cadastradas.