Pequenas empresas geraram mais de 9 mil vagas de emprego este ano
As micro e pequenas empresas (MPE) apresentaram um saldo positivo para o cenário da empregabilidade na Paraíba, somando 9.915 vagas, no período de janeiro a julho deste ano. Os destaques são para o setor de serviços (4.787), construção (3.077) e comércio (2.362). Somente no último mês de julho foram 1.005 novos postos. Os números são de um levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Para este mês, as oportunidades de emprego geradas em julho foram registradas nos setores da construção civil (608), serviços (262), comércio (122) e indústria da transformação (37). Para a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, os números representam a retomada do crescimento econômico, sobretudo nos setores que estão ofertando mais oportunidades de emprego. “São números promissores em um cenário de mudança expressiva dos indicadores econômicos nacionais. Com a inflação em baixa e os investimentos estruturantes sendo retomados, já podemos ver sinais de otimismo dos empresários, o que se traduz em novas vagas de emprego”, destacou.
Setores em alta – Entre as MPE, os setores que mais ofertaram novas vagas de emprego, de janeiro a julho de 2023, foram construção de edifícios (1.807), comércio varejista de produtos alimentícios em geral – hipermercados e supermercados – (1.644), restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação e bebidas (505), ensino fundamental (427), atividade de atenção ambulatorial executadas por médicos e dentistas (391), serviços combinados para apoio a edifícios (368), comércio varejista de produtos farmacêuticos (263), limpeza em prédios e em domicílios (151), obras de engenharia civil (67) e atividades de apoio à gestão de saúde (9).
Já no caso das oportunidades geradas somente no mês de julho deste ano se destacam: atividades de obras para geração e distribuição de energia elétrica e telecomunicações (121), carga e descarga (86), construção de rede de abastecimento de água e coleta de esgoto (77), serviços especializados para a construção (64), teleatendimento (55), obras de engenharia civil (11), atividade de apoio à agricultura (4). “O destaque que podemos observar está nas vagas que foram geradas pelas atividades vinculadas às energias renováveis e aquelas que envolvem serviços de acabamento da construção civil. Um sinal muito positivo de que setores estruturantes da economia seguem impactando na geração do estoque do emprego no estado”, acrescentou a gerente do Sebrae/PB.
Outros dados – Na Administração Pública, considerando o período de janeiro a julho de 2023, foram registrados 65 novos postos de trabalho. Já no último mês de julho, houve perda de uma vaga. Com relação às Médias e Grandes Empresas (MGE), considerando os sete meses deste ano, houve perda de 8.692 postos, principalmente na indústria de transformação (-4.855) e agropecuária (-1.978).