Agosto Dourado: Banco de Leite Humano do ISEA atua há 25 anos salvando vidas e doadora bate recorde de doações
O Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), foi fundado em outubro de 1997, antes da instituição da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, que foi implantada em 1998. Nesses 25 anos de atuação, o BLH do ISEA já auxiliou milhares de recém-nascidos e suas famílias.
Neste mês de agosto, quando é celebrada a campanha Agosto Dourado, o BLH conclama a sociedade para realizar doações de leite materno, bem como de potes de armazenamento do leite. A abertura da campanha de 2023 acontecerá nesta terça-feira, 1 de agosto, às 16h, no hall do ambulatório da maternidade, na entrada do BLH. A data também marca o início da Semana Mundial do Aleitamento Materno.
Recorde histórico – A solenidade vai homenagear e premiar as mães que mais doaram leite neste ano. As mães homenageadas serão Rais Lanny Pereira da Silva, que doou 111,570 litros, recordista em volume de leite doado ao BLH e que alcançou a maior marca de doação nos 25 anos de história do BLH. “Eu me sinto muito abençoada por Deus ter me permitido amamentar minha bebê e ainda ajudar os bebês das UTI’s. Por isso estou extremamente feliz por fazer parte desse gesto lindo”, disse Rais, que é a madrinha da campanha deste ano.
Em segundo lugar ficou Denise Maria dos Santos, que extraiu e entregou 83,450 litros de leite. E, em terceiro lugar, Cleonice Vieira da Conceição, doadora de 50,760 litros. Neste primeiro semestre, o BLH coletou 1.193 litros de leite e ofertou 1.033 litros, tendo uma média mensal de 132 mães doadoras cadastradas.
Por isso, existe uma contínua campanha de incentivo, por parte da unidade coletora, em incentivar às mulheres que são potenciais doadoras e que possuem um excedente de leite humano para que procurem a unidade e que façam o seu cadastro para ajudar na manutenção de um bom estoque de leite humano. O objetivo é suprir a alta demanda, pois, além do próprio ISEA, o banco também oferta e distribui o alimento para todos as unidades hospitalares da cidade que possuem UTI’S Neonatal, a exemplo da CLIPSI, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), a Clínica Santa Clara e a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP).