Campina GrandeCulturaEconomiaParaíbaPolítica

Durante coletiva, prefeitos revelam propostas de fortalecimento nas festas de São João de Campina Grande e Caruaru

As comitivas dos prefeitos Bruno Cunha Lima e Rodrigo Pinheiro, de Caruaru-PE, saíram juntas da Pirâmide do Parque do Povo, logo após a cerimônia do Casamento Coletivo, até o Centro Cultural Lourdes Ramalho, na noite desta segunda-feira, 12. Bruno iniciou a entrevista falando o que ambos pretendem construir em termos de parcerias. 

“Depois de três décadas, estamos repetindo o que dois ex-prefeitos já fizeram para estreitar os laços nesta relação cultural. Prefeito Rodrigo Pinheiro, que retribui a gentileza de nos visitar, como eu e minha comitiva fizemos no último sábado quando fomos à Caruaru. O intuito é somente estreitar as relações”, ressaltou. 

Bruno disse que, além de outros prefeitos já terem feito essas visitas, eles dois estavam fazendo aquilo que o forró e a cultura nordestina já realizam. “Acima de qualquer rivalidade entre os eventos, nós estamos trabalhando juntos, um aprendendo com o outro”, falou.

Foto: Codecom

Em 2024, os dois prefeitos prometeram um dia para intercâmbio entre os artistas da cidade e os de Caruaru. Rodrigo garantiu que 80% das atrações do evento em Caruaru são de artistas locais e do Nordeste. Em Campina não está sendo diferente e Bruno enfatizou que fez questão de trazer de volta para programação nomes importantes da musicalidade nordestina que estavam afastados do palco de Campina.

“Não podemos mais limitar um dos maiores eventos de público do Brasil. Fiz questão de dosar as atrações, como a exposição de forrozeiros em Galante e nas ilhas de forró. É um debate que diz respeito ao público, mas nosso grande desafio é projetar nossa cidade para o mundo com um São João e uma cidade grandes”, concluiu.

Eventos que crescem

Bruno mostrou que o Maior São João do Mundo, ao longo de 40 anos, tomou uma proporção gigante, com rodovias e acessos sendo mudados e até vôos novos. Apesar do crescimento há uma resistência em mudar o local do evento, como revelou uma aferição feita pela Prefeitura. “Nós sondamos as pessoas para saber se a cidade queria retirar essa festa do Centro. Porém deu absoluta maioria de pedidos para mantê-lo no bom e velho Parque do Povo”, comentou.

Fizeram parte da composição da mesa da coletiva o deputado estadual  Fábio Ramalho e os vereadores campinenses Aldo Cabral e Saulo Germano, além da secretária Laryssa Almeida (Desenvolvimento Econômico). Ao lado do prefeito Rodrigo, os vereadores Carlinhos da Ceaca e Galego das Lajes, de Caruaru.

Rodrigo Pinheiro: desafios

Já o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, informou que também está realizando inovações no evento pernambucano. Ele disse que vinha recebendo cada vez menos recursos do Estado para realizar a festa junina, além de contar também com envio de recursos atrasados. Este ano, com a nova gestão estadual o recurso foi ampliado.

“Buscamos os recursos de empresas privadas, através de chamamento público, e eles captam recursos para a realização da festa. Agora existe uma aproximação com o governo estadual. Conseguimos este ano o aporte de R$ 4 milhões de reais, exclusivamente para os artistas, um recorde de capacitação de recurso. Depois de 12 anos, inovamos em tudo, inclusive no distrito de Alto do Moura, que é equiparado ao Distrito de Galante em Campina. Outros investimentos foram feitos e o evento é 100% realizado pela prefeitura”, detalhou. 

Rodrigo ressaltou ainda que os dois prefeitos também devem se unir para captar recursos. “Eu e Bruno fazemos parte da Frente Nacional dos Prefeitos. Vamos tentar articular uma ação de uma duplicação da BR 230 para o Sertão da Paraíba. A pauta que nos uniu foram os dois eventos, mas uma articulação como esta vai fazer chegar fluxo nos dois Estados”, disse.

Foto: Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 2 =