Dia Nacional do Teste do Pezinho: ISEA realiza campanha Junho Lilás
Nesta terça-feira, 6, é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, com o objetivo de conscientizar a sociedade em geral sobre a importância da realização do exame para detecção precoce de doenças nos recém-nascidos. Durante todo o mês de junho, o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) realizará a campanha Junho Lilás, que chama a atenção para essa temática.
É através da realização deste exame, que deve ser feito a partir de 72 horas do parto até 28 dias do nascimento da criança, que se pode descobrir precocemente doenças genéticas e metabólicas no bebê, como hipertireoidismo e fibrose cística, entre outras patologias. O exame é obrigatório e oferecido pelo SUS, em todo o território nacional. O teste do pezinho é realizado com a retirada de apenas algumas gotinhas de sangue, coletadas no calcanhar do bebê.
De janeiro a maio deste ano já foram realizados na maternidade do ISEA mais de 1.500 procedimentos. Para fazer o teste é necessário que a mãe esteja munida de RG e do cartão do SUS, além do registro de nascimento e o cartão de vacina do bebê. Não somente os bebês nascidos na própria maternidade do ISEA podem realizar o teste gratuitamente, como também os nascidos em outras maternidades de todos os municípios pactuados. O ISEA realiza as coletas de sangue do calcanhar e envia ao Laboratório Central (Lacen), que é o responsável pelos diagnósticos.
O principal objetivo desse teste é identificar essas doenças antes que elas se manifestem. São doenças que ao nascimento não apresentam sinais ou sintomas, mas que têm tratamento, evitando assim desfechos negativos no futuro.
“Algumas doenças, como as que são investigadas no teste do pezinho, não apresentam sintomas. Então, através dele você vai poder saber se seu filho tem alguma doença e iniciar o tratamento de forma precoce. Recentemente, uma lei foi aprovada que aumenta o número de doenças a serem investigadas através do teste, saltando de seis para cinquenta. É um grande avanço e mais um motivo para realizar o exame”, disse a pediatra do ISEA, Marcelle Maia.
O ISEA é a maior maternidade do estado da Paraíba, referência em obstetrícia para mais de 140 municípios paraibanos. A maternidade realiza mais de sete mil partos por ano e mais de 70% são de residentes de outros municípios.