Conforme divulgado no horário do meio-dia das rádios, CMCG terá portas abertas nesta terça-feira
O vereador Marinaldo Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, falou a várias emissoras de rádio no horário do meio-dia desta segunda-feira, 03, para explicar que a sessão desta terça, 04, quando deverão ser votadas as matérias que estavam na pauta da reunião extraordinária da última sexta-feira, não será de portas fechadas.
Marinaldo esclareceu que na sexta, ainda no meio da controvérsia e do tumulto ocorridos na Câmara, chegou a ser cogitado realizar a votação com as galerias fechadas. Todavia, a ideia em nenhum momento avançou, tanto pela posição da própria mesa diretora quanto dos vereadores.
“Tenho na minha formação o respeito pelo debate e pelas manifestações democráticas e, embora não possa admitir qualquer tipo de excesso, a sessão da terça, assim como toda e qualquer sessão, se dará com as portas abertas”, esclareceu. O presidente confirmou, todavia, que a segurança da Casa será reforçada.
Marinaldo lamentou o ocorrido na última sexta-feira e ressaltou, sobretudo em entrevistas a programas como o Correio Debate e o Jornal do Meio (da Campina FM), que espera que o respeito prevaleça e que a pauta seja debatida dentro dos limites da civilidade e urbanidade que se exige do cotidiano legislativo.
Também nesta segunda-feira, a Câmara divulgou uma nota explicando que os trabalhos terão mantida a participação do público. Leia o texto na íntegra.
Câmara Municipal de Campina Grande – Nota
O vereador Marinaldo Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, informa que a sessão ordinária desta terça-feira, 04, ocorrerá com as portas da Casa abertas normalmente, a despeito dos atos de excesso lamentavelmente registrados na última sexta-feira, 31, por conta dos quais o fechamento chegou a ser cogitado.
Como medida de segurança, a mesa diretora do poder legislativo vai solicitar o apoio da Polícia Militar para garantir o andamento regular dos trabalhos, a integridade do patrimônio público e o bem-estar de servidores, visitantes, profissionais em serviço e dos próprios vereadores.
O vereador Marinaldo Cardoso, no entanto, manifesta sua expectativa de que as discussões das matérias em pauta ocorram dentro da normalidade do parlamento, numa atmosfera natural e cabível de debates, discussões e respeito geral, como se espera e exige dos ambientes e atores do processo democrático.