Especialista destaca tratamento para sintomas de doenças respiratórios e alerta sobre automedicação
As alterações do tempo, nesta época do ano, continuam influenciando bastante nos sintomas respiratórios das pessoas. O otorrino Carlos Diego, do Sistema Hapvida em Campina Grande (PB), ressalta que “dias quentes e abafados com noites frias e chuvosas apresentam variação de temperatura e umidade que levam as pessoas a apresentarem sintomas de problemas respiratórios com maior frequência”.
O especialista destaca que os principais sintomas são os da rinite, gripes e resfriados. Dentre eles, a obstrução nasal, coriza, tosse, dor na garganta e, por vezes, até febre. “Sempre que apresentar um ou mais sintomas , é importante procurar ajuda do otorrinolaringologista, pois assim, pode ser melhor diferenciado os quadros e solicitado exames específicos para cada quadro”, explica.
Carlos Diego sublinha que a prevenção consiste principalmente em não se expor aos fatores desencadeante, realizar lavagens nasais diariamente e medidas de higiene básicas. O tratamento é variável e depende de cada caso.
“Podemos usar desde apenas medicações sintomáticas, anti-inflamatório, corticoides e até antibióticos! A avaliação médica é imprescindível para o tratamento correto, evitando-se assim a automedicação e por vezes a piora do quadro”, finaliza o especialista.